BIOIMPEDÂNCIA


Qual é a finalidade da avaliação da composição corporal aplicada à estética e à saúde?

A importância dada à imagem e à aparência é notória nos dias atuais. Cada vez mais um modelo de beleza vem ganhado força à despeito das reais necessidades e possibilidades da população. O ideal de um corpo magro ou bem delineado nem sempre é alcançado, proporcionando desconforto à pessoa que o busca.

No dia-a-dia encontramos muitas pessoas angustiadas e frustradas pois apesar de estarem malhando frequentemente na academia, não conseguem perder peso e este fato as deixam muito aborrecidas. Uma das finalidades da avaliação da composição corporal é verificar que do peso total da pessoa, quanto é de massa magra(músculo) e quanto é de gordura,dessa forma, podemos dizer com certeza se a pessoa está perdendo ou não gordura e além disso, se está ganhando ou não músculo. Ou seja, somente pesar na balança não serve para dizer ao indivíduo se ele está ou não obtendo bons resultados.

A bioimpedância tetrapolar(In body), é um método de avaliação da composição corporal completo, capaz de dizer em kilogramas e em percentual quanto a pessoa apresenta de gordura, massa magra, além de conseguir verificar se a pessoa apresenta retenção hídrica(inchaço), o que também pesa na balança.
Este método de avaliação também é importante pois consegue medir a taxa metabólica basal, o que ajuda o médico nutrólogo a montar um cardápio com a quantidade certa de calorias para cada paciente.

A avaliação da composição corporal também é importante quando pensamos que apartir dos 30 anos começamos fisiologicamente a perder massa magra e a ganhar gordura. Tendo sido feita tal avaliação, é possível definir qual estratégia traçar, como por exemplo a prescrição de um cardápio rico em proteínas(para quem perdeu massa magra), além de qual tipo de atividade física deve ser dado mais ênfase, se à atividade aeróbica(perda de gordura) ou se à musculação(ganho de músculos).

CLINíCA ACTIVITé © 2016