DOENÇAS REUMATOLÓGICAS

DOENÇAS AUTOIMUNES

DOENÇAS AUTOIMUNES
 
As Doenças Autoimunes (DAI) são patologias crônicas iniciadas por uma quebra na tolerância imunológica aos antígenos próprios, ou seja, elas acontecem quando o próprio organismo deixa de reconhecer a si mesmo e passa a provocar uma inflamação e agressão crônica de órgãos ou sistemas, levando ao aparecimento da doença.
 
Os eventos que iniciam a resposta autoimune e que levam o organismo a agredir a si mesmo são desconhecidos, mas diversos estudos sugerem a integração entre fatores genéticos (herança familiar), fatores ambientais (radiação, medicamentos) e certos tipos de infecções (virais e bacterianas).
 
As doenças autoimunes são geralmente consideradas como complexas e causadas por múltiplos fatores. O antecedente genético pode conferir susceptibilidade ou até mesmo proteção para o desenvolvimento da DAI, mas sozinha não é suficiente para causar o aparecimento da doença.
 
A incidência estimada das doenças autoimunes é de 90 casos novos para 100.000 pessoas por ano e aproximadamente 3% das populações americanas e européias são acometidas por DAI. As mulheres têm um risco muito maior de desenvolvimento de doenças autoimunes que os homens, uma vez que mais de 75% dos pacientes que sofrem de DAI são mulheres.
 
Muita da evidência que apóia o papel do estrogênio (hormônio feminino) no desenvolvimento das doenças autoimunes vem de modelos de estudos com animais. Mas já está bem estabelecido que o estrogênio possa alterar a resposta imunológica (defesa) do indivíduo.
 
Pode ocorrer poliautoimunidade, ou seja, mais de uma doença autoimune diferente pode coexistir em uma única pessoa. Ainda observamos autoimunidade familial, onde podem ocorrer diversas doenças autoimunes em um núcleo familiar (várias pessoas da mesma família).
 
As principais doenças autoimunes que podem acontecer na mesma família ou no mesmo indivíduo são: Doença Autoimune da Tireóide (Tireoidite de Hashimoto), Artrite Reumatóide, Diabetes Mellitus tipo 1, Síndrome de Sjögren e Lupus Eritematoso Sistêmico. E menos comumente: Esclerose Múltipla, Cirrose Biliar Primária, Doença Celíaca, Vitiligo e Síndrome Antifosfolípide.
 
As doenças autoimunes podem afetar apenas um órgão específico (como por exemplo, a tireóide na Tireoidite da Hashimoto), podem acometem um sistema orgânico (como por exemplo, o trato gastrintestinal na Doença de Chron) e até mesmo afetar o paciente de forma sistêmica (agressão a vários sistemas e tecidos como no caso de Lupus Eritematoso Sistêmico). Desta forma, de acordo com a doença específica e o local de acometimento no indivíduo, pode haver um ou mais médicos especializados no tratamento do paciente com DAI.
 
Autor: Dr. Alex Magno Coelho Horimoto
 
Reumatologista / MS
 
Atenção: as informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, o médico deverá ser consultado.
 
VOLTAR
CLINíCA ACTIVITé © 2016