ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS

Cacau e Saúde

No fruto chamado Cacau, a partir do qual é feito o chocolate, existem mais de 400 substancias, muitas das quais capazes de afetar a saúde humana. No chocolate, são encontrados: gorduras, aminoácidos metilxantinas e os flavonóides.

O ácido oléico, que é uma gordura monoinsaturada também encontrada no óleo de oliva, faz parte da composição da manteiga de cacau e confere proteção cardiovascular. Apesar de no chocolate também serem encontrados gorduras saturadas como o ácido esteárico e a do ácido palmítico, estudos demosntram que o consumo de chocolate Não está associado à elevação do colesterol.

No chocolate, são encontrados os aminoácidos triptofano, fenilalanina e tirosina, que além do papel em comum na síntese protéica, a fenilalanina e a tirosina atuam especificamente como precursores de catecolaminas como a adrenalina( que media reações ao estresse) e dopamina( neurotransmissor responsável pela comunicação entre as células do sistema nervoso central e relacionado à sensação de prazer). Esses aminoácidos podem estar relacionados à cefaléia que algumas pessoas apresentam após consumir chocolate.

As metilxantinas( cafeína e teobromina) encontradas no chocolate são responsáveis pelo aumento da freqüência cardíaca verificada em alguns indivíduos.

Os Polifenóis, que no caso do cacau é destacado os flavonóides são comparados em estudos por suas atividades anti-inflamatórias, antioxidantes e por agir positivamente no curso de doenças cardiovasculares. Essas substancias modulam fatores de risco cardíaco como disfunção endotelial, modulam a oxidação do mau colesterol- LDL- e modulam a ativação e a agregação plaquetária. Dessa forma, melhoram a função arterial coronariana, são responsáveis pela reversão de disfunções endoteliais associadas ao envelhecimento e aos danos relacionados ao tabagismo.

Sendo assim, usado com moderação( cerca de 30g de chocolate após o almoço), o chocolate é considerado um alimento funcional.

Dra. Márcia Alexandra Martins CRM 3625 – MS
Especialista pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria
Especialista pela Sociedade Brasileira de Nutrologia

Atenção: as informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, o médico deverá ser consultado.

 

 
VOLTAR
CLINíCA ACTIVITé © 2016